Viajar parece uma palavra de um passado distante. Mas não tem de ser assim! Mesmo que não vá tão longe como o habitual – e sempre atento a todas as medidas de segurança – as vantagens de viajar são imensas e não perdem valor devido à pandemia.

Fique connosco à medida que lhe apresentamos cinco argumentos irrefutáveis para começar já a pensar na sua próxima aventura.

1. Viajar contribui para a saúde física

Hábitos tão simples como caminhar e estar ao ar livre fazem maravilhas à saúde. Naturalmente, estas são práticas que nunca faltam nas viagens. O sedentarismo é combatido, dando lugar a uma maior atividade física.

Vários estudos comprovam que viajar melhora substancialmente a saúde do coração. Há estatísticas que apontam que quem viaja regularmente reduz em cerca de 30% as hipóteses de desenvolver doenças cardiovasculares graves.

2. Reduzir o stress e ansiedade é uma das maiores vantagens de viajar

Em alturas de incerteza, os níveis de stress de grande parte da população têm aumentado significativamente. Mas passear (sempre de forma segura) continua a ser um ótimo “medicamento”.

As vantagens de viajar no que diz respeito ao combate à ansiedade são claras e prolongam-se mesmo após o fim da viagem. Dá-se uma melhoria no humor e o corpo e a mente têm a oportunidade de descansar.

Além disso, as distrações da viagem têm o poder de atirar para o lado os problemas do quotidiano. Todo o contexto de descoberta e aventura permite parar e simplesmente usufruir do momento.

3. Sair da sua cidade ou país é um grande aliado da saúde mental

A manutenção de uma boa saúde psicológica é vital, pois afeta profundamente todos os campos da nossa vida. Mais uma vez, também aqui as vantagens de viajar são inegáveis.

Ao fazê-lo, estará a desafiar os seus limites e a alimentar a autoestima por notar as suas capacidades de adaptabilidade em ação. Os momentos ímpares que viverá também podem despertar reflexões importantes com o potencial de influenciar o resto da sua vida.

Adicionalmente, viajar oferece uma espécie de alternativa à realidade diária, o que contribui para um estado de espírito mais positivo. Ajuda ainda a desenvolver uma atitude de gratidão pelas fantásticas experiências que tem a oportunidade de viver.

4. Passear e descobrir estimula as capacidades cognitivas

São inúmeras as funções do cérebro que são estimuladas pelas viagens, desde a criatividade à expansão do conhecimento e resolução de problemas.

Num novo destino, terá de absorver e navegar através de um vasto rol de informação: a língua, os sítios a visitar, a cultura, entre tantas outras coisas. A aprendizagem não para. A criatividade também é aguçada sempre que se encontra num novo ambiente. As sensações e experiências abrem de rajada as portas da imaginação.

Em termos mais concretos, as vantagens de viajar também estão presentes. Até o seu currículo é enriquecido, dado que as competências interpessoais e a consciência multicultural são cada vez mais valorizadas.

Partir à descoberta exige ainda boas capacidades de planeamento, e particularmente, de gestão do tempo e do dinheiro. E não há maneira mais eficaz de aprender uma nova língua do que simplesmente “atirar-se” no meio da população e agir como um local.

Quando voltar ao trabalho, a sua mente vai estar mais nutrida e os níveis de produtividade terão tudo para subir. Finalmente, não podemos deixar de salientar que viajar abre a mente e derruba preconceitos. Novas culturas, etnias e tradições passam a integrar a sua noção diversificada do mundo.

5. No fundo, viajar aumenta a felicidade

Poderíamos falar de muitas outras vantagens de viajar (e teríamos pano para mangas), mas no fundo resumem-se desta forma simples. Por tudo o que as viagens possibilitam, originam imbatíveis momentos de felicidade genuína. E as memórias indeléveis arrastam essa felicidade por muitos e bons anos.

Em Portugal, a variedade de culturas, tradições, paisagens e sabores é enorme! Renda-se aos encantos do país a viva experiências memoráveis numa das cidades mais emblemáticas: o Porto.

Na Feel Porto, temos um leque de experiências e alojamentos no Porto que se adaptam às mais diversas necessidades. Todos com selo Clean & Safe! Descura-os e sinta-se em casa enquanto beneficia das infindáveis vantagens de viajar!

Please follow and like us: