Ao longo do tempo muitas coisas podem mudar mas há algo que permanece igual: as crianças precisam de sair e divertir-se! Um dos maiores desafios dos pais passa por saber onde ir e quais atividades ou locais que sejam interessantes para os miúdos devem visitar.

A cidade do Porto, como cidade versátil que é, apresenta diversas atividades ao ar livre, e não só, que proporcionam uma experiência inesquecível e divertida

Neste guia conheça a nossa seleção das 16 das melhores atividades a realizar com crianças no Porto!

Passeios, vida animal e delícias: 16 Atividades para crianças no Porto

1. Fundação de Serralves

Este magnífico complexo de cultura e natureza tem tudo para ir ao encontro das preferências dos mais novos (e até dos adultos). Conta com um museu único, belos jardins que convidam à brincadeira e um restaurante imperdível. O passadiço Treetop Walk de Serralves oferece uma vista deslumbrante ao longo do percurso junto às copas das árvores, sendo um sucesso garantido para as crianças

2. World of Discoveries

Este museu interativo e parque temático é uma das atividades mais procuradas para crianças no Porto. E é fácil perceber porquê! As aventuras são altamente divertidas e educativas. Os miúdos vão adorar o passeio de barco por cenários imersivos que os levarão aos locais onde se construiu a história dos descobrimentos portugueses.

3. Minigolfe da Foz do Douro

Se procura uma atividade pouco dispendiosa, sem complicações e numa localização extremamente agradável, temos a solução. O minigolfe no Jardim do Passeio Alegre, junto à foz do rio, porá miúdos e graúdos a testar a sua destreza e perícia. Nem vão dar pelo tempo a passar enquanto apreciam a paisagem envolvente e experimentam as várias provas entusiasmantes.

4. Cereal World Porto

Qual é a criança que não adoraria entrar num mundo onde pudesse provar os cereais mais saborosos e coloridos? Felizmente, a porta para esse mundo está bem à vista na baixa do Porto. São cerca de 90 marcas nacionais e internacionais à escolha. Há ainda vários tipos de leite e coberturas, e batidos de gelado!

5. Planetário

Não é todos os dias que temos a oportunidade de sentir que estamos a flutuar através das maravilhas do espaço. Mas é exatamente isso que o Planetário do Porto promete. Com várias atividades sempre a decorrer, é uma questão de planear a visita antecipadamente e oferecer às crianças uma experiência simplesmente fascinante.

6. Sea Life

Da imensidão do espaço passamos às profundezas do oceano. O Sea Life é o maior aquário do Norte de Portugal e é uma atividade perfeita para crianças no Porto. Desde tubarões a cavalos-marinhos, polvos e pinguins, não faltam criaturas deslumbrantes. Até é possível assistir à alimentação dos animais.

7. Museu do FC Porto

Sabemos bem que o desporto, e particularmente o futebol, é uma das maiores paixões de muitas crianças. Assim, não podíamos deixar de sugerir uma visita a este museu cheio de história (e vitórias). Há quadros interativos, oficinas divertidas e muitas taças à vista.

8. Pizzaria Luzzo

Pizza e brincadeira. Duas palavras mágicas para entusiasmar qualquer criança. É essa combinação imbatível que as famílias encontram na Pizzaria Luzzo. Há pizzas em forno de lenha, sobremesas e cocktails para os crescidos. E o ponto alto é a zona onde os miúdos podem dar asas à imaginação e brincar aos pizzaiolos.

9. Cruzeiro das 6 Pontes

São lindas as perspetivas do rio e da cidade obtidas a bordo de um tradicional passeio de barco com prova de vinhos do Porto incluídos, através de todas as pontes da Invicta. Os mais pequenos têm muito para onde olhar e apontar com espanto. E claro, o sol e o ar puro típicos de Portugal contribuem para o cenário ideal.

10. Comboio Mágico

Se quer complementar o passeio de barco, ou se há alguém na família que não se dá bem em pleno rio, opte pelo comboio mágico. É uma das formas mais animadas e eficazes de conhecer os pontos mais emblemáticos da cidade. Há até um pack integrado que inclui comboio + cruzeiro + visita às caves do Vinho do Porto!

Sabemos que, se quiser relaxar e aproveitar várias atividades para crianças no Porto, precisa de passar mais do que um dia na cidade. Na Feel Porto, oferecemos uma excelente seleção de apartamentos ideias para famílias. Todos com o selo Clean & Safe!

11. Zoo Santo Inácio

O Zoo Santo Inácio é o maior e mais verde Zoo do Norte. Situa-se a apenas a 10 minutos do centro do Porto, em Vila Nova de Gaia. Aqui encontra 600 animais de 200 espécies diferentes ao longo dos seus 15 hectares.

Para além da visita do espaço, em diversos horários é possível ver o encontro dos leões asiáticos e dos pinguins de humbolt com o seu tratador! Este zoo é ideal para um programa de um dia completo, pois no espaço encontra um restaurante e um bar, tal como um parque de merendas.

12. Tour de Autocarro Panorâmico

Os veículos descapotáveis têm um encanto especial e são o delírio dos mais novos! A bordo do autocarro panorâmico visita facilmente vários pontos da cidade de uma forma menos cansativa, o que é muito importante quando se viaja com crianças.

O seu sistema “hop on hop off” permite múltiplas entradas e saídas nas paragens identificadas, podendo explorar com liberdade os locais de maior interesse turístico.

13. Passeio de Tuk Tuk

Um passeio de tuk tuk é uma forma divertida de conhecer a cidade do Porto. Possibilita a passagem e visita aos variados pontos turísticos espalhados pela cidade.

14. Refresque-se na Piscina das Marés

Nos dias de mais calor, a piscina das Marés, construída no meio das rochas e alimentada directamente pela água do mar é o ideal para o refresco e descontração. Existe uma piscina para crianças e outra para adultos.

Em Matosinhos também encontra um extenso areal banhado por um mar calmo e sereno. Os nossos alojamentos Feel Porto Matosinhos Ocean Flats  possuem vista para essa mesma praia.

15. Visita aos Jardins do Palácio de Cristal

Ao longo do Palácio de Cristal, ou atualmente chamado Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, pode encontrar as Avenidas das Tílias e dos Plátanos, o bosque e a conceção das varandas sobre o Douro. Na Avenida das Tílias, encontra a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Concha Acústica e a Capela de Carlos Alberto da Sardenha. 

16. Teleférico de Gaia

O teleférico faz a ligação entre o tabuleiro superior da Ponte D. Luís e o Cais da Cidade de Gaia.

No tabuleiro superior encontra o Jardim do Morro e a Serra do Pilar, locais nos quais pode usufruir de um por do sol com vista sobre a cidade. No Cais de Gaia encontra diversas lojas e restaurantes, tal como as caves do vinho do Porto que podem ser visitadas.


A pensar em si e nos seus pequenotes, temos cantinhos de brincadeira nos alojamentos. E facultamos um serviço de babysitting para que os graúdos também possam desfrutar de momentos descontraídos na Invicta.

Faça deste o seu guia das melhores atividades para crianças no Porto! E não se esqueça de navegar pela nossa lista de apartamentos especialmente filtrada para famílias.

Please follow and like us: