Não há como falar sobre noites de verão no Porto sem pensar na mítica noite de São João!

Sardinhas, música, fogo de artifício e muita animação são os ingredientes chave desta celebração que arrasta multidões para as ruas da cidade do Porto, contagiando todos os que por ali passam.

As Festas de São João são hoje um dos eventos mais importantes da cidade, conquistando tanto portugueses como turistas com as suas características únicas, qualidade e diversidade da sua programação.

Conhece 5 tradições desta noite mágica que não podes perder:

1. Sardinhas de São João e Bailarico

Como manda a tradição, assam-se sardinhas em qualquer canto da cidade e por todo o lado há música e bailaricos a animar a noite.

Para além das sardinhas assadas, na noite de São João faz parte da tradição comer caldo verde, salada de pimentos e rematar a refeição com leite-creme ou bolo de São João, tudo acompanhado com um bom Vinho do Porto, claro!

O espírito festeiro e acolhedor faz qualquer um sentir-se em casa e ninguém fica de fora desta festa!

Sardinhas São João no Porto
Sardinhas São João no Porto

2. Martelos, Alho Porro e Manjericos

Os martelinhos de plástico são uma das principais brincadeiras do São João. Nesta noite, a forma de cumprimentar as pessoas é dando marteladinhas nas suas cabeças, sejam conhecidas ou completamente estranhas.

Para além dos martelos, também se utilizam hastes de alho-porro para passar na cara das pessoas, despertando a brincadeira e verdadeiras “batalhas” amigáveis.

As ervas aromáticas como o alho-porro e o manjerico representam os desejos de saúde, boa sorte e fortuna. A tradição manda oferecer o manjerico acompanhado de uma quadra tradicional alusiva ao dia de São João.

Pelas ruas podes encontrar inúmeras pessoas a vender tanto os martelinhos como estas ervas aromáticas!

Martelo São João do Porto
Martelo São João do Porto

3. Fogueiras na Rua

Nas ruas os populares ateiam as fogueiras de São João e saltam por cima delas, simbolizando coragem e crença nas qualidades purificadoras do fogo, quer na saúde, ou no casamento!

Arraial São João no Porto
Arraial São João no Porto

4. Balão de São João

Os tradicionais balões de São João, feitos em papel e em cores variadas, enfeitam todas as ruas, bairros, cafés e restaurantes da cidade. Os balões maiores são lançados ao ar livre, pintando o céu com centenas de pontos de luz num verdadeiro espetáculo.

As igrejas também se enfeitam com imponentes altares em honra deste santo popular. Nas ruas estão representadas as cascatas, uma tradição que retrata, em miniatura, hábitos e tradições de outros tempos e locais da cidade, com figuras em barro que descrevem atividades ou profissões de antigamente.

Balão de São João
Balão de São João

5. Fogo de Artifício sobre o Rio Douro

Pelas 00:00 o ponto alto da festa é o fogo de artifício lançado sobre o rio Douro num espetáculo único.

Há quem se junte pelas ruas da cidade, desde a Ribeira até ao Cais de Gaia, quem aprecie do alto das suas varandas e terraços (os verdadeiros privilegiados) e quem assista a este espetáculo a bordo de embarcações que se espalham pelo rio Douro.

Fogo de Artifício sobre o Rio Douro
Fogo de Artifício sobre o Rio Douro

A festa só termina de madrugada e os mais resistentes encerram a noite percorrendo a marginal, desde a Ribeira até à Foz do Douro, onde aguardam pelo nascer do sol.

Se ainda não tens planos para a noite de 23 de Junho, a noite de São João está à tua espera!

Se procuras alojamento, vê as diversas opções que temos no centro da cidade

Nesta noite brindamos-te com um pack de cervejas e o verdadeiro kit “são joanino”: martelinhos e balão de São João!

Please follow and like us: