Está na hora de visitar Portugal e conhecer melhor os seus cantos e recantos ainda por descobrir. Hoje levamo-lo até ao Norte do país, uma região que tem conhecido um forte crescimento turístico. Vamos viajar até ao Douro Vinhateiro, ao Porto, a Vila Nova de Gaia e a Arouca. Venha com a Feel Porto.

Porto: Destino europeu de excelência

Nos últimos anos, o Porto tem sentido um enorme impulso no turismo. A cidade abriu as suas portas e é hoje um dos destinos mais procurados por quem pretende visitar Portugal. Ao longo dos últimos anos, foi galardoada várias vezes como melhor destino europeu. Em 2020, a cidade recebeu o título de melhor destino da Europa para escapadela urbana.

Quem visita a cidade pode desfrutar de um destino que é Património Mundial da UNESCO. Na Ribeira, não deixe de fazer o famoso Cruzeiro das Seis Pontes, exclusivo com a Sailing 360, um passeio pelas águas do Douro. Para os mais aventureiros, porque não subir ao arco da Ponte da Arrábida? A Porto Bridge Climb disponibiliza esta atividade que vai elevar os seus níveis de adrenalina.

Além da parte histórica, a oferta cultural da cidade também tem crescido muito. A Fundação de Serralves, a Casa da Música e o Teatro Rivoli são alguns dos principais potenciadores deste crescimento.

Ao nível da gastronomia, não pode deixar de experimentar a famosa Francesinha. As Tripas à Moda do Porto são também um dos pratos mais procurados e apreciados pelos visitantes.

Vila Nova de Gaia: Casa do Vinho do Porto

Visitar Portugal e a cidade do Porto implica atravessar o rio até Vila Nova de Gaia, não fosse esta a localização das caves de vinho do Porto. É aqui que vai descobrir mais sobre este néctar dos deuses, produzido na região demarcada do Douro. Para além de perceber como se produz e armazena, vai ter a oportunidade de o provar. Não deixe por isso de fazer uma visita a um destes “santuários”.

O vinho do Porto é sem dúvida o principal atrativo turístico da cidade e em 2020 a cidade abriu aos visitantes o World of Wine. Este espaço é dedicado ao vinho do Porto, com uma vasta oferta de museus e restaurantes.

Viagem ao coração do Douro Vinhateiro

O Douro Vinhateiro é um destino obrigatório para quem quer visitar Portugal e uma das regiões mais reconhecidas mundialmente. É aqui que é produzido o Vinho do Porto, tão apreciado além-fronteiras. Deixe-se, por isso, encantar com os magníficos vales repletos de socalcos. O Miradouro de São Leonardo de Galafura, perto do Peso da Régua, ou o Miradouro da Misarela, em Armamar, oferecem vistas de cortar a respiração.

Visitar Portugal e o Douro Vinhateiro obriga a uma visita a uma das muitas quintas espalhadas pela região. É aí que pode descobrir alguns dos segredos da produção de vinho, bem como saboreá-lo. Visite, por exemplo, a Quinta do Vallado (Peso da Régua), a Quinta da Barroca (Armamar) ou a Quinta Maria Izabel (Folgosa). Para complementar os seus conhecimentos sobre esta região vinícola, faça também uma visita ao Museu do Douro, no Peso da Régua.

Com o vinho como ex-libris da região, a gastronomia também ganha relevo. Além de muitos restaurantes de cozinha tradicional, em Folgosa pode encontrar o DOC. Situado junto à margem do Douro, este espaço dá um toque de modernidade à comida tradicional portuguesa. É da responsabilidade do Chef Rui Paula, um dos mais prestigiados chefs de cozinha nacional.

De regresso ao Peso da Régua pode sempre adoçar o paladar com um dos famosos Rebuçados da Régua, feitos de forma tradicional e vendidos na rua.

Está a planear visitar Portugal e o Douro Vinhateiro em setembro, a pensar nas vindimas? Saiba também que, por essa altura, se realiza anualmente a Feira da Maçã em Armamar.

Arouca: À descoberta da Natureza e da Gastronomia

Arouca é um bom destino para quem quer visitar Portugal e ter um maior contacto com a natureza. O Geopark existe nesta região desde 2007 e dinamiza os Passadiços do Paiva e a Serra da Freita.

Os Passadiços do Paiva deram um grande impulso turístico à região e atraem cada ano mais visitantes. Estes trilhos de cerca de 10km integrados na paisagem recebem anualmente centenas de milhares de visitantes. Em 2021 a região inaugurou ainda a ponte suspensa 516 Arouca junto aos passadiços. A maior ponte pedonal suspensa do mundo, com 516 metros, oferece uma vista impressionante sobre o vale do Paiva. Esta obra de engenharia entrou diretamente na lista da Time como um dos 100 melhores lugares do mundo.

Na Serra da Freita encontra mais uma oportunidade de desfrutar do contacto privilegiado com a natureza. Aqui pode encontrar diversos geossítios referenciados pelo Geopark. Um dos grandes destaques é a Frecha da Mizarela, a maior queda de água de Portugal.

Por fim, visitar Portugal é sempre sinónimo de boa comida. Em Arouca não pode deixar de descobrir as maravilhas da gastronomia da região. Desde logo com a carne certificada de origem arouquesa. Um dos grandes destaques vai para o cabrito que nesta região é assado em forno a lenha. A doçaria conventual tem em Arouca também uma forte herança, resultante do Mosteiro de Santa Maria de Arouca. As castanhas doces, o manjar de língua, as barrigas de freira ou as morcelas doces são apenas alguns exemplos.  

Atreva-se a visitar Portugal com a Feel Porto!

Venha visitar Portugal e parta à descoberta de alguns dos mais bonitos destinos do Norte do país pela mão da Feel Porto. Desfrute da comodidade e boa localização dos nossos alojamentos para descansar e conhecer melhor o país. Conheça toda a nossa oferta, com selo Clean & Safe do Turismo de Portugal, e viaje connosco!

Please follow and like us: