Site icon Where to Stay, What to Do and Eat @ Porto

7 Razões para visitar o Porto, o melhor destino de férias!

visitar Porto

Está a pensar visitar o Porto em breve? Saiba quais os principais atributos que fazem desta uma das cidades europeias mais atrativas.

Localizada em Portugal, a Invicta, como também é conhecida, é a segunda maior cidade do país. Fica a cerca de 300 km da capital Lisboa, a meras 3 horas de distância de carro, comboio ou autocarro ou a menos de 1 hora de avião. É conhecida pelo Vinho do Porto, pela gastronomia, por receber bem e surpreender quem lhe conhece os recantos. Mas o Porto tem muito mais para lhe oferecer!

1. Património Histórico e o Rio Douro

Declarado Património Mundial pela UNESCO em 1996, o Centro Histórico é uma das grandes razões para visitar o Porto. A Sé Catedral, a Igreja de São Francisco, a Igreja e Torre dos Clérigos e o Palácio da Bolsa são alguns dos monumentos a conhecer.

Descubra um pouco mais sobre a história dos Descobrimentos Portugueses com uma visita à Casa do Infante. E não deixe de visitar a centenária Estação de São Bento, admirada pelos seus azulejos.

Desça até à Ribeira e desfrute do rio Douro que banha Porto e Gaia. Faça uma viagem de barco passando pelas 6 pontes que unem as duas cidades. Ao fim do dia, não deixe de aproveitar uma esplanada na Ribeira para ver o cair da noite junto à Ponte Luís I.

Leia também: Roteiro para visitar o Porto em 3 dias

2. Descobrir edifícios únicos

Ao visitar o Porto, vai poder encontrar alguns edifícios que marcam pela sua singularidade. Nos dias que correm, o mais famoso é sem dúvida a Livraria Lello. Com 115 anos de história, é hoje um dos edifícios mais visitados da cidade Invicta, principalmente pela sua majestosa escadaria. O edifício sobressai pela sua arquitetura e interior neogótico. Já foi considerada uma das mais belas livrarias do mundo pelo The Guardian ou pela Lonely Planet.

Igualmente emblemático, o Café Majestic é ponto obrigatório para quem visitar o Porto pela primeira vez. Situado na Rua de Santa Catarina, este espaço de estilo Art Noveau atrai pela sua aura que lembra os tempos áureos das tertúlias culturais.

3. Cultura à moda do Porto

A cultura é, sem dúvida, um atrativo cada vez mais forte na hora de visitar o Porto. Com a Capital Europeia da Cultura de 2001, a cidade ganhou novas infraestruturas e um novo fôlego criativo.

A Casa da Música é, sem dúvida, um dos principais símbolos dessa verdadeira “revolução” ao abrir as portas a todos os géneros musicais. Além de um ponto de interesse cultural, a arquitetura moderna do edifício projetado por Rem Koolhaas já é referência nacional e internacional.

Outros dos principais espaços culturais da cidade é a Fundação de Serralves, localizada junto à Boavista. Este espaço é sede do Museu de Arte Contemporânea, Casa de Serralves e Casa do Cinema Manoel de Oliveira. Além disso, quem visita a Fundação pode desfrutar do parque que envolve todos estes edifícios.

Para quem visitar o Porto há ainda mais três salas de espetáculo que albergam grandes eventos culturais na cidade. São elas o Teatro Rivoli, o Coliseu do Porto e a Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

4. Boa gastronomia e vinho

Se visitar o Porto está nos seus planos, então tem de estar preparado para voltar para casa com uns quilinhos a mais. A cidade tem uma oferta gastronómica rica e muito diversificada que vai das famosas tascas aos restaurantes de autor. Na rua da Picaria pode fazer uma volta ao mundo por diferentes cozinhas, com restaurantes porta sim, porta sim.

A Francesinha é um prato que qualquer turista no Porto é convidado a experimentar. Se perguntar na rua, vão-lhe indicar vários restaurantes como aquele que tem a melhor iguaria. Ficam aqui algumas sugestões: Cervejaria Brasão, Capa Negra, Bufete Fase, Yuko ou Verso em Pedra.

Claro que a boa comida também chama um bom copo de vinho. E se há motivo pelo qual a cidade é reconhecida internacionalmente é pelo Vinho do Porto. Não deixe de visitar as caves das diferentes produtoras deste verdadeiro licor dos deuses, em Vila Nova de Gaia. Para uma experiência mais rica, reserve com a Feel Porto a visita Vinho do Porto Walking Tour.

5. Vida noturna

A movida também se tornou um dos atrativos que leva muitos turistas a visitar o Porto. Aos fins de semana a Baixa enche-se de gente de todas as idades e é hoje o centro da vida noturna.

As Galerias de Paris são o ponto de encontro dos bons vivants para uma bebida na rua. Depois é escolher um dos muitos bares e discotecas espalhados pela zona. Há opções para os amantes do rock, da música latina, eletrónica, etc. A diversidade é grande e não esquece os espaços LGBTQIA+.

6. A arte de bem receber

Se há aspeto com o qual não vai certamente desiludir-se é a hospitalidade dos portuenses. Estão sempre de braços abertos para quem visitar o Porto, de uma forma genuína como só eles sabem fazer. Passe pelo Mercado do Bolhão e viva a experiência de ver as peixeiras em ação.

Por tudo isto, torna-se fácil compreender que o Porto tenha sido eleito várias vezes como Melhor Destino Europeu pelo European Consumers Choice.

Leia também: Apartamentos para alugar no Porto: Escolha segurança e conforto!

7. Localização privilegiada

A cidade do Porto localiza-se perto de outras cidade emblemáticas e ricas em cultura, tal como Braga e Guimarães. Para além disso, é do Cais de Gaia que partem vários cruzeiros para a região do Douro vinhateiro.

Desta forma, a sua versatilidade e boa localização permite aos turistas usufruírem de uma experiência completa, podendo visitar diferentes zonas do Norte de Portugal.

Venha visitar o Porto com a Feel Porto!

Agora que conhece estas razões, já não tem desculpas para não visitar o Porto. Faça já a sua reserva e fique instalado num dos nossos alojamentos Feel Porto, que contam com o selo Clean&Safe.

Queremos fazer desta uma viagem inesquecível e por isso temos à sua espera várias experiências para aproveitar a nossa cidade. Poupe tempo a planear e comece já a desfrutar!

Please follow and like us:
Exit mobile version