Porto_Europe_BestDest_2017_WIN.jpg

Turismo no Porto

Os números do turismo não param de crescer. Visitas à região do Porto e do Norte aumentam 9% em relação ao ano passado. Turistas vêm sobretudo do Reino Unido, Alemanha, Espanha e França.

O Porto e Norte receberam 1,9 milhões de turistas durante o primeiro semestre de 2017, o que representa um crescimento de 9% de visitantes em relação ao mesmo período de 2016.

A região recebeu, nos primeiros seis meses do ano, 967 mil turistas nacionais e 905 mil estrangeiros, que despenderam, no total, mais de 185 milhões de euros durante a estadia.

Refira-se, ainda, que pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro passaram quase 2,5 milhões de passageiros, mais 19 do que no período homólogo em 2016. Já o fluxo nos portos marítimos situou-se nos 41 mil. No que se refere à proveniência dos turistas que visitam o Porto e Norte, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Brasil lideram.

O diretor executivo da ATP acredita ainda, “que os valores registem ainda melhores performances no segundo semestre de 2017, sobretudo devido aos turistas que visitam o Porto e Norte no período de verão”.

Com o desenvolvimento da cidade, a mesma voltou a ser escolhida como melhor destino turístico da Europa. A eleição da Invicta - a terceira nos últimos cinco anos - foi revelada pela “European Best Destinations”
A organização realça que nunca tinha havido tanta unanimidade na escolha de um destino, num processo que atraiu mais de 420 mil pessoas de 174 países.

De acordo com o Turismo do Porto, foram 135 mil os viajantes a escolherem a capital nortenha (44 mil dos quais em Portugal), "o que atesta o potencial e atratividade da cidade, não só para os portuenses, mas para os portugueses e para os turistas provenientes de todo o mundo".
"O Porto é excecional de várias formas (...), e a arquitetura, a cultura, a gastronomia, o comércio, os encontros e a descoberta vão seduzi-lo" lê-se no site da organização, que disponibilizou ainda um vídeo promocional que destaca as qualidades do destino turístico.

O primeiro lugar foi conseguido, de acordo com a “European Best Destinations”, com a votação de viajantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Dinamarca, África do Sul, Coreia do Sul ou Irlanda, por exemplo.

Com vista a manter estes resultados a Associação de Turismo do Porto anunciou que vai combater, em 2018, a sazonalidade turística no Norte com ações de promoção em mercados como China, Canadá ou Brasil, num investimento da ordem de meio milhão de euros.

Com o objetivo da atração dos “mercados prioritários" e “emergentes”, a promoção externa da região vai passar por ações de charme e “fam trips” (viagens de familiarização) junto de promotores turísticos, agentes de viagem e jornalistas de diversos países.

A intenção é sempre a de mostrar a região como um todo, como uma possibilidade alargada de juntar aventura, história, cultura, gastronomia, património e um sem número de possibilidade de usufruir o que de melhor podemos encontrar na cidade do Porto.