Planeia visitar o Porto em breve? Há um monumento religioso que não pode perder! A Capela das Almas de Santa Catarina, também conhecida por Capela de Santa Catarina, retrata momentos únicos através dos azulejos que a revestem. Este edifício histórico pode ser visitado na freguesia de Santo Ildefonso, no centro da cidade, mais propriamente entre a Rua de Santa Catarina e a Rua Fernandes Tomás.

A Capela das Almas foi construída no início do século XVIII. Por se tratar de um monumento muito simplista, não demonstra à primeira vista todas as maravilhas que nela podemos encontrar. Ainda assim, dada a antiguidade e história muito própria, chama a atenção dos turistas que por ali passam.

Sabia que…

A Capela das Almas é revestida por 15.947 azulejos, que cobrem 360 metros quadrados das paredes do edifício. Eduardo Leite é o autor de todas estas peças cerâmicas, que colocam a capela na lista de monumentos a visitar no Porto.

A beleza do azulejo português

No ano que sucedeu a construção, o edifício sofreu obras de ampliação que alteraram o seu estilo original. Já no século XX, mais precisamente em 1929, a capela foi revestida no seu exterior.

Os azulejos aplicados em toda a fachada retratam a vida dos dois santos adorados na Capela das Almas: Santa Catarina e São Francisco de Assis. Mas no seu interior é possível encontrar dedicatórias a outros santos importantes para a religião católica.

O altar-mor e os altares da nave homenageiam Nossa Senhora de Fátima, o Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Conceição e São João. Enquadram-se no estilo neoclássico, conferindo um toque ainda mais especial ao monumento.

Visitar o Porto com alma e fé

Visitar o Porto pode ser uma experiência riquíssima para os apreciadores de edifícios religiosos, em parte graças à Capela das Almas de Santa Catarina. Assim que se entra no monumento, percebe-se que foi pensado ao pormenor para que os visitantes possam apreciar toda a sua riqueza.

Na fachada principal da Capela das Almas encontra-se um vitral, que representa as almas. Já no interior é possível verificar que todas as imagens dos santos são modernas, ao contrário da imagem da Nossa Senhora das Almas, que data do século XVIII.

A Capela das Almas merece ser apreciada tanto por católicos como por pessoas que não creem nesta religião. A sua história e cultura, mas também toda a sua arquitetura e beleza, tornam-na um local de passagem obrigatória por que visita a Invicta.

Como chegar à Capela das Almas de Santa Catarina?

Endereço: Rua de Santa Catarina, 428 4000-068 Porto

Coordenadas GPS: 41.149862, -8.605639

Proximidades: Estação de Metro do Bolhão, Mercado do Bolhão

Onde dormir nas imediações?

Procura apartamentos para alugar no Porto que lhe proporcionem uma estadia com o máximo conforto? O Downtown Art Tyle, da Feel Porto, está situado no centro da cidade e tem capacidade para acolher até 12 pessoas. Sinta-se em casa num alojamento local onde o seu bem-estar é uma prioridade!

Please follow and like us: