Início / Gastronomia / Tripas à moda do Porto
Tripas à moda do Porto - Gastronomia Regional

Tripas à moda do Porto

Tripas à moda do Porto - Gastronomia RegionalAs tripas à moda do Porto são um dos pratos típicos mais conhecidos de Portugal, possuindo um sabor único e característico da zona, não tendo o mesmo sabor em mais local nenhum além da bela cidade do Porto. Pode até comer tripas à moda do Porto em qualquer outros lugar mas se não forem confecionadas por um natural da cidade, certamente não terão o mesmo gosto, uma vez que apenas estes possuem a receita completa com todos os segredos que esta possui, algo que passa de geração em geração.

A confeção deste prato é um pouco complicada, ou melhor dizendo, é um prato que exige muito trabalho, pois possui vários tipos de carnes, tripas, feijão branco e enchidos, demorando assim algum tempo até ficar totalmente cozido e pronto a ir para a mesa.

 A história deste prato leva as pessoas até ao período dos descobrimentos, que segundo a lenda, surgiu quando o Infante D. Henrique pediu a ajuda dos habitantes para estes abastecerem as naus com todos os tipos de carnes. Para que conseguissem aguentar toda a viagem e não se estragassem as carnes foram limpas e salgadas. Uma vez que tinham fornecido toda a carne existente na cidade, os habitantes que nela ficaram apenas possuíam as tripas, tendo que se alimentar com elas, inventado assim pratos como o tão famoso tripas à moda do Porto. Nesta altura ainda não existia o feijão em Portugal, portanto o prato sofreu pequenas alterações com o passar dos tempos, contudo isso só fez com que ficasse ainda mais saboroso.

Tripas à moda do Porto - Uma iguaria gastronómica da cidade invicta

Há quem diga que o ato nobre que os portuenses tiveram em doar toda a sua carne para que nas naus não faltasse nada, foi mais uma demonstração do enorme coração destes magníficos habitantes, afirmando que são pessoas capazes de tirar a camisola para a dar a alguém que precise.

Este é um prato muito saboroso e que deverá ser provado numa visita ao Porto, tal como a Francesinha, pratos únicos que não provará igual em parte alguma do Mundo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>